Perguntas frequentes

Navegar nos Tópicos do F.A.Q.

Agenciamento para Canais e Produtoras

  • A agência faz headhunting?
    Sim. A agência pode ajudar uma produtora ou canal a encontrar um roteirista com uma habilidade específica. Seja ele um roteirista representado pela agência ou não. Claro que os roteiristas representados terão sempre prioridade em nossas indicações, mas no caso de nenhum deles atender uma demanda específica do canal ou da produtora, nós procuramos no mercado o profissional necessário.
  • Como o agente pode representar uma produtora?
    O serviço de agenciamento para produtoras funciona nos mesmos moldes do que é prestado aos autores. Podemos representar os serviços da produtora, suas obras em fase de desenvolvimento ou já finalizadas ou seus produtos já produzidos. A remuneração também funciona da mesma maneira.

Cadastro Origina

  • Quando realizo o cadastro, eu me torno um cliente da agência?
    Não. Preencher o cadastro profissional no site da agência, não lhe torna um profissional agenciado pela Origina. Os clientes da agência assinam um contrato de representação, onde toda a relação entre a agência e seu cliente é organizada. Quando identificamos alguma demanda no mercado, buscamos por novos clientes a partir do Cadastro Profissional.
  • O que é o Cadastro Profissional?
    O cadastro profissional da Agência Origina é um banco de dados de profissionais que atuam com audiovisual. É nesse banco de dados que vamos pesquisar pelos profissionais que estamos buscando no mercado. Por isso, manter as informações sempre atualizadas no Cadastro Profissional é muito importante.

Remuneração do agente

  • Quanto custa para que a agência represente um profissional ou empresa?
    Inicialmente o custo é zero. O agente é remunerado de acordo com os contratos que ajuda a viabilizar. Se nenhum contrato for fechado por meio de sua intermediação, o agente não recebe nada e o cliente não tem custo nenhum.
  • Como é cobrado o agenciamento nos contratos?
    De um modo geral, o agente se remunera com uma porcentagem dos recebíveis do contrato que ajudou a fechar. O agente atua como um intermediário na negociação e recebe sua remuneração no primeiro pagamento que é realizado ao cliente.

Sobre o trabalho do agente

  • O que faz um agente?
    O agente é o profissional que faz a intermediação entre pessoas e empresas no mercado. Ele analisa os contratos, aconselha seus clientes e realiza a negociação dos termos. Além disso, o agente prospecta oportunidades no mercado em nome de seus clientes, ajudando na conquista de novos projetos ou contratos.
  • Qual é a vantagem de ter um agente?
    A principal vantagem do serviço de agenciamento é que o agente cuida da parte burocrática, permitindo ao cliente focar suas energias no seu trabalho. Muitas pessoas possuem dificuldades em oferecer seus serviços ou projetos no mercado ou até mesmo no momento de negociar os contratos. Isso é muito comum. O agente desempenha essas tarefas em nome de seus clientes.
  • Coloquei uma obra ou serviço para agenciamento. Quanto tempo demora para fechar os contratos?
    Não é possível prever quando um tipo de serviço ou de produto vai ser mais demandado pelo mercado. O fato de colocar o serviço ou obra para agenciamento não garante a comercialização imediata deles. Porém, durante suas idas ao mercado o agente percebe as demandas e pode fazer aconselhamentos aos seus clientes para ajudá-los a fechar mais trabalhos.