Vana Medeiros

Vana Medeiros

Projetos na Agência:

Formatos preferidos:
Longa-metragem, série, teatro e literatura.

Serviços:
Roteiro, Pesquisa.

Prêmios e destaques

Vana Medeiros foi contemplada no edital Proac – Bolsa de Criação Literária de Dramaturgia para o desenvolvimento do projeto Re.luto – Dramaturgia Indigente, no período de Dezembro/2016 a Novembro/2017. Vana também ganhou em Novembro de 2015 o concurso de dramaturgia da Universidade Federal de Florianópolis com o texto “Entre o Trem e a Plataforma”, uma adaptação do romance homônimo de Lucimar Mutarelli.

 

Biografia Vana Medeiros

Vana Medeiros é formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, na turma de 2009. Atuou como jornalista especializada em crítica e cultura produzindo conteúdo para veículos como os portais UOL e R7 e a Editora Globo, na Revista Monet. É autora do livro Guia das Séries, lançado em 2014 pela editora Évora, em que resenha as 100 séries mais importantes dos últimos 25 anos, desde a chegada da TV a cabo ao Brasil.

Como dramaturga, passou pelo Grupo Paulada de Drama Musical e pela Cia. Trova 8, além de ser fundadora do coletivo Malditos Dramaturgos!, que busca divulgar autores da nova dramaturgia paulistana desde novembro de 2013. É formada em Dramaturgia na SP Escola de Teatro, com coordenação de Marici Salomão, na turma de junho de 2015, e pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP, concluída em dezembro de 2016. Entre junho e julho de 2016, esteve em cartaz com o espetáculo Onde Fica o Céu dos Suicidas?, no Estação Satyros, em São Paulo.

Em 2015, ganhou o prêmio nacional Myriam Muniz de Teatro da Funarte, para a montagem de seu texto Entre o Trem e a Plataforma, com estreia prevista para 2017. Foi premiada ainda no concurso de dramaturgia da Universidade Federal de Santa Catarina, com o mesmo texto. Em 2016, foi contemplada com o Proac Criação Literária – Dramaturgia, bolsa de criação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, para desenvolver o texto Re.luto – Dramaturgia Indigente, ao longo do ano seguinte. Trabalha atualmente na Humana Cia., onde desenvolve processo colaborativo de espetáculo com previsão de estreia para o segundo semestre de 2017.

Créditos em obras

Literatura: 

2014 – Livro Guia das Séries, Tudo que você queria saber sobre as mais importantes dos últimos anos, com Priscila Harumi, lançado pela Editora Évora;

Teatro: 

2014 – Abra Seu Coração ou Eu Arrombo a Janela, com Grupo Paulada de Drama Musical;
2014 – Metápolis, com Cia. Trova 8;
2015 – Entre o Trem e a Plataforma, com Lucimar Mutarelli;
2016 – Desculpa. Uma Inconveniência em Três Partes, com Malditos Dramaturgos;
2016 – Onde Fica o Céu dos Suicidas;
2017 – Dedicatórias’

Ficou interessado no trabalho de Vana Medeiros?

Entre em contato