Ari Nicolosi

Ari Nicolosi

Projetos na Agência:

Formatos preferidos:
Longa-metragem, série, HQ.

Serviços:
Roteiro, Ilustração, Direção de Animação

Prêmios e destaques

Melhor animação da 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, pelo Júri Oficial por Zica e os Camaleões;
Zica e os Camaleões, 2º lugar no 12º FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil);
Miss Dollar, 3º lugar no 12º FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil);

Biografia Ari Nicolosi

Em 1982 ingressei na FAAP em Desenho Industrial, ao mesmo tempo que iniciei minha carreira profissional nos estúdios Mauricio de Sousa no departamento de animação como assistente. Logo me tornaria animador em um momento do estúdio que reunia alguns dos melhores animadores do mercado paulista, tive a oportunidade de aprender com os melhores. De lá fui para a Daniel Messias Cinema de Animação aonde definitivamente estava ao lado do melhor diretor de animação do mercado publicitário, o próprio Daniel Messias, e dos mais competentes e requisitados animadores de São Paulo. Ali aprendi todas as etapas da animação, do Storyboard aos Backgrounds. Também passei a trabalhar como freelancer para as outras maiores produtoras de publicidade de São Paulo, como Start e Briquet.  Posteriormente trabalhei em séries de animação para o mercado externo,  coordenando uma equipe de quatro profissionais. Terminado meu contrato, voltei ao mercado publicitário. Esgotado do forte ritmo de trabalho da animação para comerciais, recebi uma proposta para trabalhar em TV.

Fui para a TV Cultura em sua época de ouro, na gestão de Roberto Muylaert, onde fiz parte da equipe de produção de programas premiados internacionalmente como Castelo Rá-Tim-Bum, X-Tudo e outros. Nessa fase da carreira, me aproximei mais da parte criativa, o que foi muito estimulante, assim como tive oportunidade de coordenar outros profissionais, dirigindo os trabalhos que me eram designados. Na época trabalhava integrado com cenografia e produção, atingindo grandes resultados nos Jobs, como a própria abertura do Castelo.

Terminado meu contrato, comecei uma nova fase, me oferecendo como ilustrador  para o mercado editorial, trabalhando para didáticos nas maiores editoras como Ática, Saraiva, Moderna, e também para editoras como Abril, Globo e etc., esporadicamente fazendo trabalhos de animação, alguns institucionais. Também trabalhei como ilustrador para agências de publicidade em campanhas para revistas, outdoor, PDV e etc. Foi quando com dois outros sócios montei uma empresa focada em criação de conteúdo para TV e dali saiu o meu projeto Zica e os Camaleões, onde trabalhei em toda a criação – desenvolvimento, sinopses, roteiros, arte, músicas, enfim, tudo o que envolvia o projeto – e me dei conta de que isso era o que realmente gostava de fazer. Partir do nada, criar algo novo e pensar em todos seus possíveis desdobramentos, incluindo a possibilidade de licenciamento, gerando uma cauda longa ao projeto. Resolvi então reunir todos os meus conhecimentos de arte, sets de filmagem, escrita, narrativa, estrutura, música e concentrar meus esforços em criação, desenvolvimento de projetos e roteiros, tendo hoje uma carteira de projetos destinados ao mercado audiovisual com ênfase em transmídia.

Créditos em obras

Televisão:

1982 – As Aventuras da Turma da Mônica – animação
1983 – A princesa e o robô (Turma da Mônica) – animação
1989 – Bonkers (Walt Disney TV) – animação, Snorkels (Hanna Barbera) – animação.
1994 – Castelo Rá-Tim-Bum, X-Tudo, Musicais, Jornalismo (TV Cultura) – Animação, Criação e Videografia
2004 – Jester Till (Spider Eye) , co-produção Alemanha/Inglaterra – Animação.
2009 – Zica e os Camaleões (Anima TV) – Criação, Roteiro e Direção de Animação.
2012 – Showrunner da 1ª temporada de Zica e os Camaleões.
2014 – Miss Dollar – Direção de Animação.
2015 – Showrunner da 2ª temporada de Zica e os Camaleões, Storyboarder e Diretor de Animação de Homem Cueca, Diretor de Animação de No País dos Pitigrundos
2016 – Diretor de Animação de No País dos Pitigrundos.

Publicidade:
Comerciais de publicidade para Daniel Messias Cinema de Animação: Monstrinhos Creck, Snoopy, Gatsy, Frango Sadia, Pritt , Claybom, Menino Maluquinho, entre outros – Animação/Storyboard

 

Ficou interessado no trabalho de Ari Nicolosi?

Entre em contato